TACUN LECY
Publicações
Olhares sob a Pandemia
Tacun Lecy.
Edição do Autor.
Salvador/BA, 2021.
120 páginas.
O livro apresenta momentos dos cotidianos em comunidades baianas durante o período de uma crise sanitária mundial. A obra mostra diálogos estabelecidos pelos olhares do fotógrafo Tacun Lecy e dos moradores desses espaços, revelando nas suas expressões diferentes sentimentos e sensações no encontro com o outro.
Ìyẹ̀fun: Farinha dos Humanos, Alimento dos Deuses
Tacun Lecy.
Edição do Autor.
Salvador/BA, 2015.
42 páginas.
Livro-catálogo da exposição Ìyèfun: Farinha dos Humanos, Alimento dos Deuses, com fotografias de Tacun Lecy e curadoria de Denise Camargo. A exposição propôs uma reflexão sobre a preservação do modo de fazer ancestral e a influência dos negros na produção, ressignificação e na consagração de um símbolo da cultura nacional em uma oferenda às divindades.
Selling Black Brazil: Race, Nation, and Visual Culture in Salvador, Bahia
Anadélia A. Romo.
University of Texas Press.
Texas/EUA, 2022.
336 páginas.
O livro explora retratos visuais da negritude no Brasil para revelar o papel integral da cultura visual na criação de raça e nação em toda a América Latina.
Oloya: Ebomi Nice e o Bailar das Borboletas
Nice Evangelista Espínola e Vilson Caetano de Sousa Júnior.
Brasil com Artes.
Salvador/BA, 2022.
501 páginas.
O livro conta a trajetória de uma das maiores referências do candomblé da Bahia, a partir dos lugares onde ela atua: o mundo do catolicismo, o universo dos candomblés e a sociedade civil. A obra é um registro etno-fotográfico escrito a partir do depoimento de 50 pessoas indicadas por Ebomi Nice para contar a sua história.
Vozes Sagradas do Recôncavo: Leitura Registro e Salvaguarda do Patrimônio Sagrado
Coletivo de Terreiros Sagrados do Recôncavo.
Portuário Ateliê Editorial.
Cachoeira e São Félix/BA, 2021.
152 páginas.
O livro apresenta o registro de singularidades do universo simbólico oral, escrito e visual, e, sobretudo, a impressão de informações contributivas à continuidade do saber e salvaguarda de cada uma das áreas sagradas.
A Menina das Águas – Vida, memória e ensinamentos de Mãe Baratinha de Oxum
Cátia Virgínia.
Edição da Autora.
Cachoeira/BA, 2021.
114 páginas.
O livro conta sobre a infância de Galdina Silva, conhecida como Mãe Baratinha de Oxum, sua iniciação no candomblé, a fundação do Ilé Kaió Alaketu Asè Oxum no bairro Alto do Rosarinho e sua relação com a roça-mãe. O livro também aborda o trabalho sócio-cultural, de acolhimento e educação desenvolvido pela Yalorixá e seu legado para o povo de santo.
Axé Bahia: The Power of Art in an Afro-Brazilian Metropolis
Fowler Museum at UCLA.
Califórnia/EUA, 2018.
288 páginas.
O livro examina o papel cultural único desempenhado por Salvador como um centro de renome internacional da cultura afro-brasileira. Este volume representa a investigação mais abrangente dos Estados Unidos sobre artes baianas até os dias atuais e apresenta ensaios de dezoito estudiosos de diversos países.
Centenário do Terreiro Raiz de Ayrá
Terreiro Raiz de Ayrá.
São Félix/BA, 2019.
30 páginas.
Livro-Convite do Centenário do Terreiro Raiz de Ayrá, que apresenta a história do templo de candomblé de nação Nagô-Vodun registrado como patrimônio cultural imaterial pelo Governo do Estado da Bahia.
Diáspora e Ancestralidadea
Fábio Lima.
Kawo-Kabiyesile.
Salvador/BA, 2015.
150 páginas.
O livro nasceu como produto de uma viagem do antropólogo Fábio Lima à África, para realizar uma conferência sobre a tradição e permanência do culto de Xangô na Bahia.
Corpo-Imagem dos Terreiros
Denise Camargo.
Edição da Autora.
Brasília/DF, 2014.
56 páginas.
Produzido pela Oju Cultural e Empresa Livre, o catálogo é o resumo da exposição fotográfica multimídia Corpo-Imagem dos Terreiros, com o olhar de 30 fotógrafos de todo o país, em diferentes eixos temáticos que reforçam, especialmente, as heranças e os ecos da negritude na brasilidade.
Fios & Fibras, Imbiras, Bitús e Caçuás: A Fiação, a Tecelagem e o Trançado Artesanal da Bahia
Instituto de Artesanato Visconde de Mauá.
Salvador/BA, 2014.
200 páginas.
O livro apresenta a produção do artesanato em trançado e tecelagem de todo o território da Bahia.
Conversa Quilombola: Artesanato e Tradição do Quilombo de Campo Grande - Santa Teresinha/BA
Instituto de Artesanato Visconde de Mauá.
Salvador/BA, 2012.
176 páginas.
O livro retrata a cultura de Campo Grande, comunidade remanescente de quilombo localizada no município de Santa Teresinha, Bahia. A publicação foi idealizada por Gildete Santiago, organizada por Jaime Sodré e com fotografias de Tacun Lecy.